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Um breve resumo para quem está perdido com a nova adequação a NR1

clarissaliguori

O processo de adequação a NR1 não precisa ser um bicho de sete cabeças! Com pequenas mudanças e um pouco de organização, sua empresa pode atender às novas exigências.


A principal novidade é a inclusão dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Isso significa que, além dos riscos físicos e químicos, agora também é necessário identificar, avaliar e controlar os riscos que afetam a saúde mental dos colaboradores.


Mas, afinal o que são os fatores psicossociais no trabalho?


Segundo a organização Internacional do Trabalho (OIT) são:  às interações entre ambiente de trabalho, conteúdo do trabalho, condições organizacionais, capacidades, necessidades e cultura do trabalhador, além de considerações pessoais extra-laborais que podem, por meio de percepção e experiência, influenciar a saúde, o desempenho e a satisfação no trabalho.


Muitos especialistas reclamam da subjetividade dessas avaliações. Esperamos que com a lista de potenciais riscos e conhecendo as ferramentas de corretas, simplifique um pouco esse processo .



apoio a adequação a NR1 - Lista de riscos psicossociais

Essa lista foi divulgada no artigo escrito por Ana Luiza Horcades e Lailah Vilela na Revista da ENIT (Escola Nacional da Inspeção do Trabalho), e as autoras complementam a importância de incluir Bullying, assédio e agressão verbal ou física nessa lista.

 


Passo 1:  Identificação Risco


Com o auxilio da lista acima, o primeiro passo para essa adequação é levantar as hipóteses de riscos por cargo e função. Atribuir quais áreas podem ser mais afetadas levando em consideração o escopo e o contexto.


Passo 2: Análise de risco.


Afunilar o diagnóstico desses riscos com entrevistas, utilização de pesquisas padronizadas, realização de oficinas com moderação, avaliação de time especializado ou a combinação de todo elas.


Existem ferramentas adequadas que também podem suportar essa etapa:


  • Metodologia do Health Safety Executive - Management Standard, consiste na aplicação de um questionário quantitativo (HSE-IT) seguido de um aprofundamento qualitativo com grupos focais. 35 itens, distribuídos em 7 dimensões: demandas, controle, apoio gerencial, apoio dos colegas, relacionamentos, cargo e mudanças.


  • Job Content Questionnaire (JCQ) ou Questionário do Conteúdo do Trabalho, baseado na Teoria da Demanda-Controle, 49 itens organizados em seis dimensões que incluem demandas psicológicas, autoridade de decisão, uso de habilidade, suporte social no trabalho e outras características


  • Riscos Psicossociais no Trabalho (PROART) - FACAS & MENDES, 2018

Inventário sobre Trabalho e Riscos de Revista da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho


EOT (Escala da Organização do Trabalho

Divisão das Tarefas

Divisão Social do Trabalho


EEG (Escala de Estilos de Gestão)

Individualista

Coletivista


EIST (Escala de Indicadores de Sofrimento no Trabalho)

Falta de Sentido no Trabalho

Esgotamento Mental


Falta de Reconhecime nto


EDT (escala de Danos no Trabalho)

Danos Psicológicos

Danos Sociais


Danos Físicos


 

Não existe um certo ou errado para o tipo de avaliação, faz-se necessário apenas formalizar a metodologia aplicada e garantir que os colaboradores tenham confiança e liberdade para respondê-las de forma anônima, para que o diagnóstico seja genuíno e não mascarado pelo juízo de valor de suas respostas.

 

Passo 3: Avaliação do risco

 

Agora chegou a hora de  classificar os riscos de acordo com a severidade e a probabilidade de ocorrência. 


A severidade refere-se ao impacto que o risco pode ter na saúde dos trabalhadores, Ou como colocado na NR1 quais são os possíveis agravos da situação, enquanto a probabilidade indica a chance de esse risco realmente acontecer.


Na apresentação de Mauro Muller no COSMO 2 - Congresso de saúde mental Ocupacional de 2024, o especialista compartilhou um modelo dessa avaliação com fins educacionais, conforme segue:



Adequação NR1 , modelo de inventário de riscoss

 

Passo 4: Tratamento do Risco


Elencado os principais riscos é hora de desenhar um plano de mitigação. Com essas informações em mãos, é possível elaborar um no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) para as situações mais críticas.

Mais um exemplo a apresentação de Muller:



adequação a NR1 , modelo de plano de ação

Passo 5 - Implementar medidas de prevenção, de acordo com a classificação de risco e na ordem de prioridade.


Aqui as ações já são mais conhecidas, seguem alguns exemplos para ajudá-los a materializar as iniciativas:


·         Adaptação de rotinas: desenho de pausas, duração de reuniões, programas de bem-estar físico e mental

·         Redesenho de funções, plano de carreira, plano de reconhecimento

·         Definições de condutas, estilo de liderança, cartilha de comportamentos,

·         Recursos e ferramentas adequados de trabalhos:

         Suporte de profissionais externos: treinamentos, terapias, etc...

 

Passo 6 - acompanhar o controle dos riscos ocupacionais.


E não se esqueça de seguir o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) para garantir que todas as etapas do processo sejam bem executadas. Planeje as ações necessárias, implemente as medidas de controle, verifique os resultados e ajuste o que for preciso.


As fiscalizações iniciam em maio, por isso a necessidade de se adequar para evitar multas ou penalidades mais severas que podem não só impactar o seu bolso, mas também a reputação da sua empresa.

 

Como a Pausa Ativa Ocupacional te apoia nesse processo?

Atuando ativamente nos passos 5 e 6. ajudamos a implementar uma rotina preventiva que evita o adoecimento psicossociais ocasionado pelo excesso de demanda cognitiva e o tempo sentado. Por aqui, entendemos as necessidades individuais de cada colaborador e atuamos como copiloto de saúde durante a jornada de trabalho.


Conheça nossas ferramentas e entenda porque temos os melhores índices de engajamento no mercado.



 

 
 
 

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