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Saúde Metabólica e Mitocôndrias: O Caminho para o Bem-Estar através da Pausa Ativa


Pausa Ativa é a solução para a sua saúde! E não somos nós que estamos falando...


A Dra Casey Means, fisiologista doutorada em Stanford e super mais renomada globalmente, é a grande defensora da pratica de movimentos rápidos ao longo do dia como forma de potencializa a nossa energia e regular o nosso metabolismo.


Em seu novo livro, intitulado Boa energia, ela ressalta as descobertas dessa prática para o bom funcionamento das mitocôndrias. Na última semana ela deu uma entrevista de quase 3 horas para Andrew Huberman, um dos mais importantes podcast do mundo onde também discutem como alavancar a nutrição, o exercício e os fatores ambientais para melhorar a saúde metabólica, melhorando a função mitocondrial, a regulação hormonal e do açúcar no sangue.


Para facilitar a sua vida, fizemos algumas anotações com as principais informações relacionadas ao nosso tema. No entanto, recomendamos fortemente a escuta completa no link no final do artigo.


Entendendo a Função e Disfunção Metabólica 


“O metabolismo é, na verdade, a base de toda a saúde. É o caminho fundamental central que impulsiona todos os outros aspectos da saúde. Também é o caminho fundamental central que está sendo verdadeiramente esmagado no mundo americano moderno, subjacente a 9 das 10 principais causas de morte nos Estados Unidos hoje.” – Dra. Casey Means Estima-se que até 93% dos adultos dos EUA tenham metabolismo subótimo.


Metabolismo é como convertemos energia alimentar em energia humana O alimento que ingerimos é energia potencial que é convertida em nossos corpos para uso em processos celulares O espectro da doença metabólica é vasto porque temos mais de 200 tipos de células no corpo - subalimentar diferentes tipos de células parecerá diferente “O maior ponto cego na saúde ocidental, e na verdade a razão pela qual os resultados de saúde estão piorando a cada ano nos Estados Unidos, é porque estamos ignorando a saúde metabólica e a disfunção metabólica.” – Dra. Casey Means


Estamos focados em sintomas e no resultado da disfunção metabólica em diferentes tipos de células que ignoramos a causa raiz subjacente “Quanto mais nos especializamos em saúde, mais doentes estamos ficando.” – Dra. Casey Means

A especialização é lucrativa, mas não é melhor para os resultados de saúde Visão geral da saúde dos EUA versus outras nações desenvolvidas:  Temos a pior doença crônica; temos a menor expectativa de vida. Por quê?


O sistema de saúde valoriza a especialização - em vez de olhar para o quadro geral da saúde metabólica, olhamos para os sintomas. Nos EUA, é gasto o dobro em saúde do que o próximo país mais rico, mas nossos resultados são os piores.

 

Trifeta de Energia Ruim Trifeta: 


Mitocôndrias; Inflamação; Estresse oxidativo:  Esses são os 3 fatores subjacentes à disfunção metabólica e avenidas para abordar para criar uma função metabólica Inflamação crônica é medo bioquímico - uma resposta a uma ameaça; disfunção mitocondrial é como apagões - não há energia suficiente; estresse oxidativo é como incêndios florestais Mitocôndrias são as estruturas dentro das células que convertem alimentos em energia que nosso corpo usar.


O ambiente em que nossas células existem mudou rapidamente - nossa alimentação mudou, padrões de movimento mudaram, exposição à luz mudou, sono piorou, etc. Cada mudança em nosso ambiente danifica nossa função mitocondrial de maneiras únicas A epidemia de obesidade é apenas um sintoma da disfunção mitocondrial.


Estamos confundindo sintomas com a doença: Mesmo na sinusite, as células estão sentindo uma ameaça e os problemas dos seios da face são a reação - é um problema de disfunção mitocondrial; as células não conseguem fazer seu trabalho e reagem de acordo, o que cria uma resposta imune massiva e uma cascata de disfunção Estatísticas assustadoras: 75% dos adultos americanos estão com sobrepeso e obesos; 50% dos adultos americanos têm pré-diabetes e diabetes; 30% dos adolescentes têm pré-diabetes; 40% dos americanos têm um diagnóstico de saúde mental; estima-se que o câncer atinja 2 milhões de casos em 2024; Alzheimer está aumentando, infertilidade está aumentando - e não há sinal de que qualquer um deles esteja diminuindo

 

Resistência à Insulina e Capacidade Mitocôndrial 


O problema não é a ingestão calórica, estamos ingerindo mais do que o suficiente para suprir nossas células Precisamos criar capacidade no corpo para transformar energia potencial em energia utilizável em vez de armazenar Quando o corpo sente que não pode transformar a energia em uma forma utilizável, ele bloqueia os processos metabólicos e celulares e armazena a energia em formas mais tóxicas Resistência à insulina é essencialmente a célula compensando as mitocôndrias quebradas e dizendo ao receptor de insulina que não é funcional.


Para aumentar a capacidade metabólica: Precisamos fazer mais mitocôndrias, tornar cada mitocôndria mais funcional e fazer com que cada mitocôndria processe mais substratos de energia. Como? Exercício!

 

Dicas de Exercício para Melhorar a Saúde Mitocôndrial 


Exercícios de resistência e HIIT promovem mitofagia e biogênese.

Treinos de sprint melhoram a capacidade oxidativa.

Treinamento de resistência constrói mais mitocôndrias.

Caminhar é um sinal de disposição de glicose – tente dar 7000 passos por dia ou fazer algumas caminhadas curtas por dia.


“Se caminhar fosse uma pílula, seria a pílula mais impactante que tivemos em toda a medicina moderna.” – Dra. Casey Means


Caminhar demonstrou reduzir a mortalidade por todas as causas – não se trata apenas dos passos, a contração muscular é medicina.


Uma caminhada de 10 minutos antes e/ou depois das refeições melhora a resposta à glicose.

Pessoa fortalecida pela amplificação da  funcionalidade das mitocôndrias
Ter saúde é mais simples que parece.

Tente fazer uma pausa para movimento a cada 30 minutos ao longo do dia.


A ideia do exercício é que queremos estar em movimento ao longo do dia, não apenas fazer um exercício intenso de 1 hora e depois ficar sentado pelo resto do dia. Precisamos construir movimento em nossas vidas diárias


  • Trabalhe cada grupo muscular principal 3x por semana através de treinamento de resistência. Invista para conseguir 75-150 minutos de atividade extenuante a moderada.


  • Esteiras acoplados em mesa podem ajudá-lo a alcançar seus passos e manter o sangue fluindo ao longo do dia - Perder gordura e construir músculos enquanto trabalha. Um ritmo lento é suficiente, trabalhe acumulando tempo; você ainda dará muito mais passos ao longo do dia do que de outra forma.


  • Levantamentos de panturrilha sentados são outra maneira de se movimentar enquanto você está sentado à sua mesa - Queimar calorias, mover músculos.


Termogênese de Atividade Não-Exercício (NEAT): Movimento que não é exercício intencional – pense em tarefas domésticas, limpeza, etc.; Dê ao corpo estímulos que nossas células estão acostumadas a receber, mas foram privadas por causa da vida moderna.


Nossas vidas diárias costumavam envolver muito mais movimento. As soluções mais simples são as mais eficazes – o caminho para uma saúde melhorada não é complicado.


A cobertura dessa temática é super vasta nesse podcast e aborda outras perspectivas de como aprimorar o funcionamento de nossas mitocondrias pela perspectiva de alimentação, ambiente, sono, conforme li



  • Biomarcadores de Teste de Sangue e Função Mitocondrial

  • Navegação pelo Sistema Médico e Testes de Sangue

  • Fatores Ambientais e Alimentação

  • Alimentos Ultra-Processados vs. Alimentos Reais

  • Confusão Cerebral e Celular

  • Controle de Desejos e Suporte ao Microbioma

  • Ozempic e Análogos de GLP-1

  • Exposição Deliberada ao Frio e Calor

  • Jejum Intermitente e Flexibilidade Metabólica

  • Monitores Contínuos de Glicose (CGMs)

  • Sono e Biomarcadores

  • Mentalidade e Segurança

  • Estar na Natureza e Luz Solar


Pausa Ativa facilita o bom funcionamento das mitocôndrias e é o caminho mais curto para o bem-estar.

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