top of page
  • clarissaliguori

Pausas ativas são necessárias mesmo em pessoas que se exercitam demais no trabalho

Na ciência existe um termo chamado o paradoxo da atividade física, que indica que enquanto a atividade física de lazer geralmente é associada a benefícios para a saúde, a atividade física ocupacional pode, em alguns casos, estar associada a riscos para a saúde.



Pausa ativa e atividades operacionais no trabalho
Pausa ativa apoia mesmo as pessoas que já se exercitam demais no trabalho

E por que isso acontece?


1. Carga Cardiovascular Sustentada

A atividade física ocupacional (AFO) frequentemente envolve cargas cardiovasculares sustentadas ao longo do dia. Diferente da atividade física de lazer (AFL), que geralmente é realizada em períodos curtos e intensos seguidos de descanso, a AFO pode manter o coração e os vasos sanguíneos sob estresse contínuo, aumentando o risco de problemas cardiovasculares.


2. Resposta Inflamatória Crônica

A AFO pode levar a uma inflamação crônica de baixo grau devido ao estresse repetitivo e lesões microscópicas nos músculos e tecidos. Esse estado inflamatório constante pode contribuir para doenças crônicas como doenças cardíacas e diabetes, contrastando com a inflamação aguda e temporária que ocorre após a AFL, a qual é rapidamente resolvida pelo corpo.


3. Disfunção Autonômica

A AFO prolongada pode causar uma disfunção no sistema nervoso autônomo, que regula funções involuntárias como a frequência cardíaca e a digestão. A disfunção autonômica pode levar a um aumento na frequência cardíaca de repouso e uma redução na variabilidade da frequência cardíaca, ambos fatores de risco para doenças cardiovasculares.


4. Oxidação Excessiva

A exposição prolongada à AFO pode levar a um excesso de produção de radicais livres, resultando em estresse oxidativo. Esse estresse oxidativo pode danificar células e tecidos, contribuindo para o desenvolvimento de doenças crônicas. Em contraste, a AFL em doses adequadas pode aumentar a produção de antioxidantes naturais do corpo.


5. Sobrecarregamento Musculoesquelético

A AFO frequentemente envolve atividades repetitivas e posições estáticas que podem causar sobrecarga musculoesquelética. Isso pode resultar em lesões por esforço repetitivo, dor nas costas e outros problemas musculoesqueléticos. A AFL, por outro lado, geralmente promove uma variedade de movimentos que podem fortalecer diferentes grupos musculares e melhorar a flexibilidade.


6. Diferenças na Motivação e Contexto Psicológico

A AFO é muitas vezes realizada por obrigação e pode estar associada a estresse e insatisfação no trabalho, enquanto a AFL é geralmente voluntária e associada a prazer e relaxamento. A motivação e o contexto psicológico diferem significativamente entre a atividade no ocupacional versus no lazer, influenciando a resposta fisiológica do corpo ao exercício. Durante a prática no Lazer pode liberar endorfinas e outros neurotransmissores que promovem o bem-estar mental, enquanto na ocupacional pode não ter os mesmos efeitos positivos.


E aqui vão os porquês de a prática de pausas ativas ajudar nesse processo:


  1. Mapeamento das necessidades laborais: Avaliamos os colaboradores com maiores riscos associados à falta de aptidão física. Durante a jornada de trabalho, os preparamos de maneira rápida e associada à rotina.

  2. Variação dos impulsos sistematicamente: Essa abordagem favorece a circulação sanguínea, permite a oxigenação cerebral e alivia as tensões ortopédicas.

  3. Movimento consciente para “reiniciar” o cérebro: Utilizamos o princípio da Hipofrontalidade transitória (leia mais no link) para trazer mais atenção e vitalidade aos colaboradores. Isso ajuda a reduzir os riscos de lesões e fraturas, que ainda representam 74% dos afastamentos, segundo o Observatório SST de 2022


Ao afirmar que sua equipe se movimenta suficientemente durante a jornada de trabalho, reflita. Esses movimentos são conscientes? Eles são adequados para as necessidades desse indivíduo? Quais são os indicadores de procrastinação e ou presenteísmo desse coloborador?


Ficou na dúvida? Faça um rápido mapeamento por aqui.


Somos parceiros indispensáveis para sua equipe de saúde e segurança no trabalho!





15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page