top of page
clarissaliguori

Startup nasce com a inquietude de seus fundadores ao verem colaboradores adoecerem no trabalho

Atualizado: 23 de out.


Pausa Ativa Ocupacional nasce pelo inconformismo de seus fundadores ao verem colaboradores adoecendo no trabalho
Daniel Sandy e Clarissa Liguori, Fundadores da Pausa Ativa Ocupacional

 

 A crescente preocupação com a saúde mental e bem-estar dos trabalhadores levou à criação da Pausa Ativa Ocupacional, uma startup inovadora fundada por Clarissa Liguori e Daniel Sandy. Motivados pela inquietação ao verem seus colegas e colaboradores adoecerem devido ao estresse e à carga de trabalho, Clarissa e Daniel desenvolveram uma solução prática e eficiente para promover uma rotina de trabalho saudável e produtiva.


Clarissa Liguori, com uma sólida carreira na área comercial e de marketing atuando por quase 20 anos em indústrias de bens de consumo, e Daniel Sandy, Educador Físico Especializado em Atividade Física Ocupacional e Mestre em Ciência da Motricidade Humana, uniram suas habilidades para criar a Pausa Ativa Ocupacional. 

 

"A ideia surgiu quando percebemos que muitas empresas ainda não forneciam as ferramentas adequadas para seus funcionários cuidarem da saúde mental e física", explica Clarissa. "Queríamos criar algo que fosse acessível e que realmente fizesse a diferença na vida das pessoas."

 

Nesse contexto, a tecnologia surge como uma aliada indispensável. A Pausa Ativa Ocupacional conta com um software inovador e seguro que atua como um verdadeiro copiloto para a saúde dos colaboradores., carinhosamente chamado de SmartPushBreak.

 

  1. Notificações Personalizadas: O SmartPushBreak envia lembretes aos colaboradores, alertando sobre posturas inadequadas e sugerindo momentos de pausa. Essas notificações são adaptadas às necessidades individuais de cada pessoa, incentivando hábitos saudáveis ao longo do dia de trabalho.


  2. Prevenção dentro da Jornada: Ao contrário de muitas ferramentas que focam apenas no bem-estar fora do expediente, a Pausa Ativa integra momentos de autocuidado diretamente na rotina diária. Isso permite que os colaboradores adotem práticas saudáveis sem comprometer sua produtividade.


  3. Biomarcadores Inteligentes: O SmartPushBreak utiliza biomarcadores para identificar a necessidade de pausas. Com base nesses dados, o software recomenda atividades específicas que melhor atendem às exigências de cada trabalhador.



Nosso objetivo é implementar momentos de pausa que incentivem uma rotina menos sedentária, sem atrapalhar as atividades organizacionais. O SmartPushBreak funciona como um copiloto do trabalhador, estabelecendo descansos programados e personalizados. Isso promove a autonomia dos profissionais e previne sintomas de estresse, esgotamento emocional e doenças ocupacionais.


As pausas adequadas no trabalho são como pequenos intervalos de recarga para os colaboradores. Quando eles têm o espaço e o estímulo necessários para realizar essas pausas, os benefícios são notáveis. Além de contribuírem para a saúde física e mental, esses momentos restaurativos tornam os trabalhadores menos vulneráveis a erros e lesões no ambiente de trabalho.


Como Funciona na Prática


O SmartPushBreak é instalado em larga escala nos computadores das empresas. Por meio de interações com o software, biomarcadores são coletados, permitindo a identificação e sugestão da melhor rotina de pausas ativas para restaurar o indivíduo em poucos segundos. Notificações surgem na tela do computador do colaborador, fornecendo links e recomendações específicas para cada momento.



Resultados Positivos

Ao integrar tecnologia e bem-estar, as empresas não apenas cuidam da saúde de seus colaboradores, mas também criam um ambiente de trabalho mais produtivo e harmonioso. Ferramentas como o SmartPushBreak podem ser a chave para romper o ciclo negativo causado pela intensa rotina de trabalho, oferecendo um caminho mais saudável e sustentável para todos os envolvidos.


Uma pesquisa inédita, realizada pela própria pausa Ativa Ocupacional, para avaliar os resultados de seu protocolo, ouviu mais de 500 usuários de diferentes áreas cadastrados. E os resultados foram animadores. A rotina de pausas ativa, ao longo de seis meses, foi capaz de reduzir em 70% o estresse ocupacional, 80% a diminuição nas dores nas costas e 94% a atenuação da sonolência e baixa energia, além de mitigar em 91% o cansaço pós-trabalho.


Com o equilíbrio certo entre tecnologia e cuidado, o ambiente de trabalho pode se transformar em um espaço de crescimento, aprendizado e bem-estar


A Pausa Ativa já está implementando suas soluções em diversas empresas pelo Brasil, em empresas como Gerdau, OceanPact, Rio Galeão entre outras ajudando a reduzir níveis de estresse, aumentar a produtividade e melhorar o bem-estar geral dos funcionários. "Estamos empolgados com os resultados que estamos vendo. As empresas que adotaram nossas práticas relataram um aumento significativo da vitalidade dos funcionários", complementa Daniel.

 

Hoje a Startup tb conta com um time técnico muito especializado Leandra Batista, doutora em neurociência, Noelle Lalli especialista em liderança efetiva, Fernando Nishihara como referência em visão computacional e IA e Victor Rodrigues como Head de tecnologia.

 

Os fundadores continuam a buscar parcerias e a expandir suas atividades, com o objetivo de transformar a cultura corporativa e promover ambientes de trabalho mais saudáveis. "Acreditamos que, ao cuidar da saúde dos colaboradores, estamos não apenas melhorando o ambiente de trabalho, mas também contribuindo para o sucesso geral das empresas", conclui Clarissa.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page