top of page
  • clarissaliguori

Pausa Ativa: Benefícios e Estratégias para uma Rotina de Trabalho Saudável

Atualizado: 8 de jul.

Pausa Ativa é um intervalo de 2 a 5 minutos de movimentos conscientes, entre dois períodos de foco e concentração consecutiva, com a finalidade de prevenir estresse e fadiga, evitar dores musculoesqueléticas e de cabeça, aumentar a atenção e melhorar a sensação de bem-estar.


Na prática, são movimentos simples de elevação de frequência cardíaca, alongamentos e atividades respiratórias com a intenção de aumentar o fluxo sanguíneo, melhorar a oxigenação cerebral e reduzir tensões ortopédicas. A alternância entre momentos de atividade mental e movimento funciona como uma pausa regular para nosso cérebro, reduzindo a sobrecarga neural e física, grandes responsáveis pelo presenteísmo, que tanto atrapalham a rotina de trabalho.


O Prof. Daniel Sandy, fundador da Pausa Ativa Ocupacional e grande especialista no tema, recomenda a implementação de uma rotina que considere no mínimo uma pausa ativa consciente a cada hora de trabalho consecutivo. Ele ainda reforça a importância dos colaboradores se sentirem estimulados a praticarem no ambiente corporativo. "Se deixarmos para os funcionários serem ativos nos momentos fora do trabalho, eles não chegarão com energia e disposição para realizá-los, tornando seus dias de folga também sedentários, criando um ciclo vicioso de esgotamento, desmotivação e estresse. A cultura empresarial que realmente se preocupa com o bem-estar do colaborador deve estimular a mudança na cultura, com protagonismo da liderança, para que esses sejam verdadeiros exemplos de transformação."


Agora você deve estar se perguntando: se essa prática é tão simples, por que preciso do suporte da Pausa Ativa Ocupacional para implementá-la? Porque mudar cultura exige estratégia, consistência e muito empenho. E, para isso, usamos muita ciência e tecnologia para garantir uma verdadeira rotina de trabalho saudável e eficiente.


Conheça agora algumas de nossas ferramentas:


SmartPushBreak: Sistema inteligente de gestão do tempo sedentário personalizado para educação e prática de pausas ativas diretamente no computador.


Gamificação Solidária: Game solidário que estimula colaboradores a cuidarem de si mesmos, ajudando os outros.


Reconhecimento: Destaque para os mais engajados na prática.


Interação em Equipe: "Cutucadas" e compartilhamento de ideias.


Calendário Integrado: Atividades alinhadas com outras iniciativas de saúde.


Apoio Social: Equipe especializada disponível para customização e suporte.

Pausa ativa ajudam a melhorar a produtividade, reduzir dores e aumentar a sensação de bem-estar
Pausa Ativa - intervalo de movimentos consciente de 2 a 5 minutos

Países como Canadá, Austrália, Japão, China, EUA e países da UE já possuem diretrizes específicas orientando a gestão e práticas de pausas ativas durante a jornada de trabalho, independente do tipo de função. Por aqui, grandes empresas como OceanPact, Gerdau, Petrobrás e Rio+Saneamento já anteciparam essa tendência e vivenciam essa mudança na prática.


Adotar estratégias de prevenção no ambiente ocupacional é essencial para garantir bem-estar dos colaboradores e alta produtividade com baixo custo.


Saiba como, agendando uma demonstração agora aqui




Pausa Ativa: Benefícios e Estratégias para uma Rotina de Trabalho Saudável

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page