O maior prazer em trabalhar com saúde e bem-estar é realmente gerar impacto positivo em diferentes tipos de pessoas. Ver uma pessoa transformando sua vida através de um pequeno hábito, o de incluir mais movimentos e consciência em sua rotina de pausas ativas, nos alimenta e dar energia para continuar inovando e buscando soluções para impactar ainda mais gente.
Normalmente por aqui compartilhamos diferentes resultados de estudos científicos, no entanto dessa vez queremos contar histórias de pessoas que foram significativas para nós nessa jornada.

Alívio das Dores Lombares no Escritório
Uma funcionária de uma grande empresa de saneamento passava horas sentada no escritório, frequentemente sendo afetada por dores lombares. Seu histórico incluía ausências no trabalho devido a essas dores. Após a implementação de uma rotina de pausas ativas em sua empresa, ela começou a praticar “snacks” de exercícios rápidos duas vezes por dia durante a jornada e também adotou pausas regulares para mudar sua postura sentada. Em um estudo com 70 profissionais (sendo 89% mulheres), foram introduzidas pausas ativas a cada 2 horas. Os resultados mostraram uma redução significativa no tempo total de sedentarismo (superior a 10 horas em um dia de trabalho) e uma diminuição na frequência das dores, resultando em maior conforto e produtividade. (Sandy et al., 2023 – Case Rio+Saneamento – Patricia – Atendimento ao cliente)
Reequilíbrio da Rotina de um Pai Atarefado
Um pai, coordenador em uma grande empresa de mineração, costumava chegar em casa exausto e sem energia para brincar com seu filho. No entanto, ao inserir momentos de movimento e relaxamento ao longo do dia por meio de pausas ativas, ele conseguiu reequilibrar sua rotina. Surpreendentemente, isso não apenas melhorou seu ânimo, mas também o motivou a frequentar a academia pela manhã. Esse fenômeno é conhecido como “transferência indireta” – quando melhoramos em uma área da vida, isso impacta positivamente outras áreas também. Além disso, a prática de pausas ativas resultou em uma redução de 30% na percepção do estresse entre os participantes, corroborando pesquisas anteriores. (Sandy et al., 2023 – Case VALE 2022 – Leonardo - Gerente)

Equilíbrio da Ansiedade por Meio de Caminhadas Programadas
Uma mulher, coordenadora em uma empresa de navegação, enfrentava episódios de ansiedade durante o trabalho. Ao adotar pausas ativas com caminhadas pré-programadas como parte de sua rotina, ela conseguiu equilibrar suas emoções e prevenir crises. O simples ato de sair para caminhar, respirar ar fresco e apreciar a natureza teve um efeito notável em sua saúde mental e também impactou positivamente sua relação com a empresa, resultando em sua promoção alguns meses depois. Um estudo apresentado no Congresso da ABERGO em 2023 revelou que a prática regular de pausas ativas estava associada a níveis mais baixos de estresse e melhora na qualidade do sono. (Sandy et al., 2023; link. Case OceanPact, 2023 – Flavia - Coordenadora)
Melhora de Prontidão e Alerta em Bases de Emergência
Ainda na OceanPact...intervimos em uma equipe de 50 operadores de resposta a emergências que atuam em turnos noturnos e diurnos. Devido às particularidades da função, o sedentarismo ocupacional durante essa atividade torna-se característico, tornando essencial a implementação de ações para manter o estado de prontidão e alerta com segurança. Com a introdução da rotina de pausas ativas, 92% dos operadores relataram que essa prática impactou positivamente em sua rotina de trabalho, e 80% indicariam a rotina para seus colegas. Além disso, observamos, por meio de respostas abertas, que 89% dos funcionários relataram melhora na sensação de energia, vigor e estado de alerta durante a jornada. (Case OceanPact, 2024, 21 Congresso nacional ANAMT - Daniel Dias Sandy; Lucas Semitella; Leandra Ferreira Batista)

Pausas ativas promovem resultados surpeendentes e de diferentes formas e locais. A pratica em escolas, foi inclusive tema do Globo Reporter, apontando como a pratica constante das pausas ativas durante o horário de aula, facilita o aprendizado dos alunos, principalmente em matérias como matemática, devido a melhora cognitiva pela oxigenação cerebral. Em um hospital, a inclusão de pausas ativas teve um impacto direto na redução de acidentes por perfuração. Os trabalhadores estavam mais alertas, menos cansados e, portanto, cometiam menos erros.
Comments