top of page
  • clarissaliguori

O autocontrole pode ser facilmente impactado pelo tempo sentado

Você sabia que sua reação aos estressores, impulsividade e até a crise de ansiedade pode estar diretamente ligada ao fato de passar o dia sentado trabalhando e não ao trabalho, chefe, família ou as demandas diárias? 🤔


Estudo publicado, esta semana (07/04/2024), na Psychology of Sport and Exercise por pesquisadores Brasileiros verificou em adultos que Sentar demais prejudica o nosso controle inibitório, umas das funções primordiais da nossa função executiva, função que nos ajuda a regular o nosso autocontrole e reações. 


Sedentarismo afeta o controle às reações
Tempo sentado prejudica o autocontrole

Ou seja, o fato de sermos excessivamente passivos (+9h/dia) nos afeta a ponto de nos tornar mais reativos e impulsivos as demandas e estressores diários.



Este é mais um estudo da área de Psicologia que nos mostra que o trabalho sentado sem gestão é um problema de saúde e gestão emocional, e não só de ergonomia e medicina, trazendo a responsabilidade e colocando no centro das ações, também os colegas da Psicologia Organizacional e RHs. 


O que estamos acompanhando é um movimento onde TODOS os setores têm responsabilidade e devem assumir seu protagonismo para uma mudança profunda na cultura ocupacional, que está nos matando diariamente.


Só não começa a implantar quem ainda não sabe ou se não quiser.



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page