Você sabia que sua reação aos estressores, impulsividade e até a crise de ansiedade pode estar diretamente ligada ao fato de passar o dia sentado trabalhando e não ao trabalho, chefe, família ou as demandas diárias? 🤔
Estudo publicado, esta semana (07/04/2024), na Psychology of Sport and Exercise por pesquisadores Brasileiros verificou em adultos que Sentar demais prejudica o nosso controle inibitório, umas das funções primordiais da nossa função executiva, função que nos ajuda a regular o nosso autocontrole e reações.
Ou seja, o fato de sermos excessivamente passivos (+9h/dia) nos afeta a ponto de nos tornar mais reativos e impulsivos as demandas e estressores diários.
Este é mais um estudo da área de Psicologia que nos mostra que o trabalho sentado sem gestão é um problema de saúde e gestão emocional, e não só de ergonomia e medicina, trazendo a responsabilidade e colocando no centro das ações, também os colegas da Psicologia Organizacional e RHs.
O que estamos acompanhando é um movimento onde TODOS os setores têm responsabilidade e devem assumir seu protagonismo para uma mudança profunda na cultura ocupacional, que está nos matando diariamente.
Só não começa a implantar quem ainda não sabe ou se não quiser.
Não é por falta de informação e pesquisas. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1469029224000542?via%3Dihub
Comments