Hábitos Angulares e Atômicos: Transformando a Rotina com Pausas Ativas
- clarissaliguori
- 17 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Com aumento assustador de 38% de afastamento* por doenças mentais no trabalho, o tema não esteve tão em alta nos corredores das empresas onde equipes multifuncionais tentam ajustar e aprimorar ferramentas que auxiliam no cuidado dos colaboradores e apoio na melhora do clima organizacional. Dentro desse cenário, transformar hábitos nunca foi tão necessário. Mas não é uma tarefa simples, pois existe método e persistência.

Aos pouquinhos compartilhando conteúdos relevantes para apoiá-los nesse processo de mudança. Para iniciar, concentraremos em dois conceitos que são os hábitos angulares e hábitos atômicos. Mas o que são e como podem ser aplicados na prática?
Hábito Angular
O hábito angular, também conhecido como hábito mestre, é a ação que desencadeia uma série de mudanças positivas em várias áreas da vida. Ele funciona como o primeiro dominó em uma sequência: uma vez que você o coloca em prática, outros hábitos começam a se alinhar quase que automaticamente.
Por exemplo, ao adotar o hábito de se movimentar regularmente, você não apenas melhora sua saúde física, mas também começa a dormir melhor, gerenciar melhor o estresse, se alimentar de forma mais saudável... Esses hábitos angulares são poderosos porque criam um efeito cascata de mudanças benéficas.
Hábitos Atômicos
Por outro lado, os hábitos atômicos são pequenas mudanças que fazemos todos os dias que, ao longo do tempo, resultam em uma grande transformação. O termo foi popularizado por James Clear em seu livro “Hábitos Atômicos”, onde ele defende a ideia de melhorar um pouco todos os dias. Mesmo uma melhoria de 1% diária pode levar a resultados significativos ao longo do tempo.
Pausas Ativas como Catalisador
Agora, como as pausas ativas se encaixam nesse contexto? Pausas ativas são breves momentos durante o dia em que você se afasta do trabalho ou estudo para se movimentar e relaxar. Essas pausas são essenciais para evitar a fadiga e manter a produtividade e o bem-estar.
Incorporar pausas ativas na rotina pode ser um hábito angular. Ao fazer isso, você não só melhora sua saúde física e mental, mas também estimula a criatividade e a eficiência. Além disso, ao se comprometer com pausas ativas, você pode desenvolver a disciplina necessária para manter outros hábitos positivos.
Os hábitos angulares e atômicos são ferramentas poderosas para quem busca uma transformação sustentável. E as pausas ativas? Elas são o suporte perfeito para essa transformação, proporcionando o equilíbrio necessário para manter a consistência e o foco nos seus objetivos.
Referências
*Segundo o Inss o registro por afastamentos por transtornos mentais somaram 288.865 em 2023, um crescimento de 38% em relação ao ano de 2022.
Comments