top of page
  • clarissaliguori

Gestão do movimento também auxilia na redução do sofrimento psicológico.

O sofrimento psicológico no ambiente de trabalho é uma questão relevante que exige atenção especial. Por que criar programas de gestão do movimento no local de trabalho e individualizá-los é tão importante para minimizar e combater esse problema?


Um estudo recente realizado por pesquisadores australianos, em março deste ano, implementou um programa de aumento do movimento diário no local de trabalho, envolvendo 422 funcionários predominantemente sedentários. Os participantes foram incentivados a participar de um programa de atividade física de baixa intensidade, e os resultados foram notáveis: houve uma significativa redução no sofrimento psicológico entre aqueles que aumentaram sua movimentação diária e reduziram o tempo sedentário. Esse impacto foi ainda mais expressivo entre os participantes com níveis mais elevados de sofrimento psicológico (Pedra et al, 2023).




No estudo, os pesquisadores destacam a dificuldade em convencer gestores e funcionários sobre o valor da participação em programas de atividade física no local de trabalho. Isso levanta a necessidade de desenvolver políticas que considerem as características individuais que afetam a saúde. Embora melhorias nas condições de trabalho sejam necessárias, os programas de atividade física podem complementar essas melhorias a longo prazo no bem-estar dos funcionários. Os pesquisadores concluem que a oportunidade para os funcionários participarem de programas baseados em grupos no local de trabalho, que promovem pequenas mudanças positivas na saúde, como o programa de caminhada de baixa intensidade, pode ser uma solução para melhor saúde física, bem-estar mental e redução do estresse no ambiente de trabalho.


Um programa de bem-estar emocional no ambiente de trabalho, com foco no sedentarismo ocupacional coletivo e nos funcionários já em tratamento, é extremamente importante para a prevenção, potencialização dos tratamentos e fortalecimento dos programas. Além disso, é uma opção de baixo custo com retorno rápido.


Não existe bem-estar mental sem gestão do sedentarismo, e não existe vida ativa sem gestão do bem-estar mental. São inseparáveis; um completa o outro!


leia mais aqui: https://www.mdpi.com/1660-4601/20/5/4514



11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page