top of page
  • clarissaliguori

Artigo científico - O impacto da rotina de pausas ativas no ambiente de trabalho..

Com muito orgulho comunicamos que o artigo cientifico “O impacto da rotina de pausas ativas no ambiente de trabalho na percepção de estresse, dor e qualidade do sono em trabalhadores administrativos” acaba de ser publicado na Revista Brasileira de Medicina de Estilo de Vida ( BJLM).


O estudo avalia o impacto da introdução da rotina de pausas ativas na atividade física diária, na autopercepção do estresse, lombalgia e qualidade do sono em trabalhadores administrativos. O estudo descritivo-exploratório foi realizado com 114 profissionais administrativos de ambos os sexos (76% mulheres) que foram orientados a seguir uma rotina de pausas ativas durante 12 semanas com apoio de um aplicativo (APP). Foi utilizado um questionário pré e pós intervenção para avaliar os resultados.


Antes da intervenção, 75,4% dos trabalhadores não realizavam pausas ativas. Após a intervenção, 39,5% dos trabalhadores passaram a praticar pelo menos 1 pausa ativa diariamente e 44% passaram a fazer 2 ou mais pausas ativas por dia.


Foi observada uma redução significativa na percepção de estresse e lombalgia , sendo que 32% dos participantes alegaram não sentirem mais dor após a intervenção. Além disso, observamos uma melhora na qualidade do sono e aumento significativo na frequência de exercício semanal no grupo. Os resultados indicam uma associação positiva entre a gestão do comportamento sedentário no ambiente de trabalho e percepção de sinais relacionados ao estresse físico e mental.


A publicação deste artigo é um grande marco para a equipe envolvida, e é importante reconhecer o esforço e dedicação que foram necessários para a realização deste estudo. Parabéns ao Prof. Daniel Sandy e a Leandra Batista Ph.D Batista por essa conquista!





50 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page