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  • clarissaliguori

você sabe o que é NEAT?

Neat em inglês pode ser puro, limpo.... Mas nesse contexto estamos falando da expressão Non-Exercise Activity Thermogenesis. É um conceito utilizado para descrever a energia que gastamos durante o dia realizando atividades que não são consideradas exercícios planejados. Quando usamos uma musculatura para realizar movimentos, essa ativação gera calor e contribui para a termogênese, ou produção de calor no corpo. Esses pequenos movimentos proporcionam um aumento na quantidade de energia que o corpo queima em repouso.



As atividades não programadas, incluem tarefas como andar, subir escadas, realizar trabalhos domésticos, realizar pausas ativas ou mesmo movimentos sutis como balançar as pernas enquanto está sentado.


Um estudo liderado pelo Dr. James Levine na Grã-Bretanha em 2003, confirma que o aumento de peso da população não estava ligada somente ao aumento de ingestão de calorias, mas sim pelo fato de mudança de rotina de uma pessoa fisicamente ativa se tornando cada vez mais sedentárias pela dependência tecnologia.



NEAT vem sendo o "queridinho" da vez, visto que uma pessoa ativa pode gastar 2000 kcal por dia a mais que uma pessoa inativa. O gasto com exercícios planejados geralmente não explicaria um gasto tão superior, já que a grande maioria das pessoas não tem disponibilidade para realizar exercícios estruturados diariamente que promovam grande gasto energético. Vide gráfico de uma composição



Sim, pequenas mudanças na rotina podem ajudar a equilibrar melhor o seu peso. Um revisão nesse estudo em ambientes corporativos apontou que ambientes que utilizam de mesas para trabalharmos em pé, ou com esteiras acopladas ou mesmo assento instáveis ( como bola suiça) apoiam os colaboradores a controlarem melhor sua massa corpórea.


veja como o Neat pode ajudar no seu gasto calórico por tipo de trabalho:





Aumentar o seu gasto calórico caminhando mais, levantando mais ou praticando pausas ativas. Não só colaboram com a sua saúde e bem-estar como também apoiam o seu controle de peso. Qualquer movimento conta! Só não fique colado na cadeira.


Quer saber mais. Acesse:

https://www.mayoclinic.org/documents/mc5810-0307-pdf/doc-20079082

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