Será que resolvemos o problema do riscos relacionados ao trabalho sentado, comprando mesas Sit-stand e estimulando o trabalho em pé? 🤔
Editorial publicado na revista BJSM, semana passada, e dividido conosco pelo incrível Alberto José N. Ogata, MD PhD, põe em debate o, até então, caminho mais fácil (e mais caro), adotado por muitas empresas e gestores ao redor do mundo e do Brasil.
Comprar mesa Sit-stand e promover a manutenção do trabalho em pé, deixando a responsabilidade no trabalhador.
No editorial, eles apontam resultados recentes, questionam os efeitos positivos de se trabalhar em pé e trazem hipóteses de porque trabalhar De pé, pode ser também prejudicial à saúde do trabalhador.
"Dados recentes do UK Biobank em >83.000 adultos usando acelerômetros de pulso, sugerem que a cada 30 min/dia adicional de pé foi associado a:
1- Um risco 11% (5%–18%) maior de doença circulatória ortostática,
2- Não houve associações benéficas ou prejudiciais com risco de incidência de doença cardiovascular grave (doença cardíaca coronária e derrame).
3- A substituição da atividade física por ficar em pé foi associada a piores perfis cardiometabólicos.
Trabalhar de pé reduz o impacto do sedentarismo? Não! Passar longos períodos na mesma posição também é considerado um comportamento estacionário e pode fazer tão mal quanto ficar sentado.
O que eles estão apontando fortalece a hipótese de que a melhor gestão do comportamento sedentário ou estacionário diário se dá através dos ataques de movimento consistentes entre dois momentos sedentários, ou pausas ativas, a cada hora.
Promover Pausas Ativas não custa mais do que 10 centavos por dia (isso mesmo, R$ 0,10), não precisa de professor, programas de treinamentos, horários rígidos de prática, equipamentos e vestimentas, é só levantar a 45 a 60 min de trabalho sentado e se ativar de forma consistente por 2 a 3 minutos, ir se hidratar e/ou ao banheiro e retornar ao trabalho.
Por isso temos orgulho em dizer que estamos nos tornando talvez a única opção para gestão do comportamento sedentário no local de trabalho, fator de risco independente relacionado a saúde física e mental.
Pausa Ativa é a solução!!
Comments