top of page
  • clarissaliguori

"Push" (notificações) uma aliada para uma rotina menos sedentária

Sempre ressaltamos a importância de adotar ferramentas simples e de baixo custo para implantar uma rotina menos sedentária no ambiente de trabalho. Entre elas, estão o estímulo ao uso de escadas ao invés de elevadores, reuniões caminhando, bloqueio de horários na agenda para movimento, etc.


No artigo de hoje, vamos explorar a importância das notificações para aumentar a adesão a programas de pausas ativas, através de diferentes perspectivas:


Sabe aquela mensagem que chega no seu Celular, Smartwatch ou SmartBand pedindo para você levantar e se movimentar? Estudo publicado na Revista SCIENCE, semana passada, aponta que esses gatilhos a cada 50 minutos em postura sentada ou inativa aumenta em quase 50% a probabilidade de se levantar e fazer uma Pausa Ativa e permanece eficaz com o tempo, independente da idade ou sexo. A relevância deste estudo é que ele reforça o quanto faz sentido empresas investirem em estratégias de avisos e notificações constantes (a cada hora) para que os funcionários que atuam sentados em demanda mental pratiquem pausas ativas regularmente.


Outro estudo, publicado na revista Human Factors and Ergonomics Society, em 2023, também mostrou que as notificações para realizar pausas ativas são eficazes para reduzir o comportamento sedentário no ambiente de trabalho. Os pesquisadores descobriram que os programas de software de computador que enviam notificações a cada 30 minutos podem reduzir o tempo sentado em até 20%.


A Rio Mais Saneamento é uma empresa que aplica um programa de pausas ativas com notificações. A empresa dispara alertas ao longo do dia, lembrando a necessidade de movimento físico, com mensagens personalizadas a todos os funcionários.

Mariana Almeida, responsável pela implantação do programa , afirma ver as pessoas mais ativas em sua empresa. Segundo ela, a notificação após o almoço é a que mais gera efeito nos times, porque é a hora que os colaboradores sentem a necessidade de espantar a sonolência comum após a refeição e ativar o corpo nos ajuda a ficar mais alerta e disposto.


Ainda estamos caminhando para o dia em que a pausa ativa ocupacional, curtas interrupções conscientes do tempo sentado durante o trabalho para movimentos físicos, se tornará tão normal quanto o levantar para pegar um café ou ir ao banheiro. Vamos conseguir quebrar a resistência. Porque Sentar é o Novo Fumar


Referências


Nazaret, M., & Sapiro, A. (2022). Effects of sedentary behavior prompts on physical activity: A systematic review and meta-analysis. Science Advances, 8(22), eabl9306.

Taylor, B. L., Van Dongen, H. P. A., & Owen, N. (2023). Effectiveness of computer software prompts for reducing sedentary behavior at work: A systematic review and meta-analysis. Human Factors and Ergonomics Society, 67(8), 1545-1560.


20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page