top of page
  • clarissaliguori

Como promover uma cultura organizacional saudável

Atualizado: 15 de fev.

Cultura organizacional é um dos termos mais debatidos no ambiente corporativo. Mas por que ela é tão crucial? A resposta é simples: a cultura de uma empresa é o cerne que mantém todos os aspectos organizacionais unidos. Ela determina como os colaboradores se comportam, tomam decisões e se relacionam uns com os outros.


A Importância da Cultura Organizacional


Influência na Produtividade

Um ambiente de trabalho onde a cultura organizacional é forte tende a ter colaboradores mais engajados e produtivos. Isso porque os valores e metas da empresa estão alinhados com os de seus funcionários.


Retenção de Talentos

Colaboradores se sentem mais engajados quando percebem que fazem parte de algo maior. Uma cultura organizacional sólida pode ajudar a reter talentos que compartilham da mesma visão da empresa.


Facilita a Tomada de Decisões

Com um conjunto de valores e normas bem estabelecido, a tomada de decisões se torna um processo mais ágil, já que todos têm um entendimento claro sobre o que é prioritário para a empresa.


Mas o grande desafio da cultura organizacional é como mantê-la atualizada e flexível a um cenário em constante transformação. Manter essa cultura viva é chave para o sucesso a longo prazo das corporações. Uma transformação necessária e urgente é o modo de como encaramos a saúde nas organizações. Mais que nunca incluir atividades físicas e diminuir o tempo sentado se tornam essenciais para que os colaboradores estejam mais saudáveis e produtivos.


Qualquer pequena mudança dentro das empresas exige esforço e consistência, mas aqui vão as 6 dicas cruciais para apoiar a implantação de uma nova rotina com mais movimento na sua organização.







1. Comece pelo exemplo: a participação e endosso da liderança nas atividades são essenciais para estabelecer a prioridade na organização


2. Comunique e amplifique a mudança - promova newsletters, campanhas e workshops de bem-estar como forma de ganhar novas adeptos


3. Garanta engajamento do time: estimule iniciativas que envolvam diversão e socialização para garantir maior engajamento dos colaboradores . Promova atividades que favoreça a integração entre diferentes equipe.


4. Ofereça os recursos e suportes corretos: ofereça espaços para ativação física, bloquei horários para as pausas ativas e flexibilize jornadas de trabalho - permitindo a inclusão de treinos mais longos.


5· reconheça e premie os melhores: o prestigio move hábitos. Divulge, premie e reconheça perante a todos o esforço das melhores equipes


6· desenhe os planos com apoio dos colaboradores: ouça os inputs da equipe e desenvolva as iniciativas em conjunto. Além de atender as necessidades especificas também as empoderam.






20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page